terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tecnologias e Linguagens...

Eu ainda não sou usuária assídua das novas tecnologias, uso, mas não com tanta intensidade.Normalmente utilizo MSN,ORKUT e E-MAIL,converso com meus poucos amigos, posto algumas curiosidades no orkut, mas é através do e-mail que me comunico com maior frequência.
Quanto ao uso pedagógico, as novas tecnologias trouxeram inovação, como também novos paradigmas, seu uso é muito questionado por professores...Haja vista que a grande maioria dos usuários utilizam essas ferramentas de forma errônea, ficam bisbilhotando a vida alheia, apenas em conversas "futéis" pelo MSN...
No entanto, considero serem ferramentas progressivas, a velocidade, o custo,o acesso, são fatores que contribuem positivamente,apesar do pouco uso por minha parte, sei que a grande maioria de meus colegas universitários não tem aptidões tecnológicas, essa falta de traquejo, muitas vezes passa despercebida, a não ser quando surgem atividades como essa, esse deficit gera problemas posteriores, porque vivemos na era da "sociedade da informação" e saber manusear esses recursos tecnológicos é de certa forma, um ponto a mais na hora da seleção para uma vaga de trabalho.
As novas tecnologias me abriu um leque de oportunidades, a exemplo, posso conversar com amigos que moram distante, discutir trabalhos da faculdade... Considero que , cabe aos usuários esta postura pedagógica citada a princípio , o uso , ou melhor , mau-uso é característica de uma geração que ainda não tem uma formação crítica adequada, que aprenderam a utilizar de forma indevida e perpassam este aprendizado, principalmente nas "Lans" ,onde usuários pagam horas e horas para bisbilhotarem a vida alheia...
O uso acaba sendo apenas por brincadeira, diversão , poucos são os que se importam com o conteúdo da mensagem enviada, outro porém , é a falta e/ou excesso de letras na escrita, segundo professores de língua portuguesa, se vê em sala de aula o reflexo deste desvio ortográfico.Há algum tempo atrás eu li umas redações de uns alunos de uma escola particular de nossa cidade , levadas por um professor de cursinho para avaliarmos os desvios linguísticos, as redações eram extremamente vexatórias , haja vista que de conteúdo pouco poderia ser aproveitado, ficando evidente as denúncias e contestações dos professores quanto ao mau -uso dessas novas tecnologias.
O ORKUT é uma ferramenta usada diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo, ela rompeu e continua a alcançar milhares de usuários, fazendo do mundo ,um espaço sem fronteiras.
São ferrramentas "democráticas" mas que também tem um lado de exclusão social, porque ainda são muitos os que não tem acesso, propagam coisas negativas a exemplo , prostituição infantil, o preconceito...
Enfim, tenho a convicção de que cabe aos usuários escolherem qual o direcionamento será dado a essas ferramentas, as quais são potentissímas, porque tem aceitação mundial, e procurar usufruí- las da melhor forma possível fica a critério de cada um.

2 comentários:

  1. Parabéns pelas reflexões acerca da utilização pedagógica das linguagens dos sites de relacionamento.
    É por aí mesmo, cada um é que vai decidir o tipo de utilização dessas ferramentas, mas com uma formação de consciência mais elaborada, certamente, o uso será pro´ficuo.
    Abraços,
    Mácio

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Não consegui comentar o seu memorial lá mesmo, por isso farei aqui...
    Fantástico o seu memorial!! Você consegue mesclar episódios da sua vida com a linguagem e com o desenvolvimento da disciplina com muita propriedade. Inclusive com as críticas, as quais estão registradas e serão levadas em conta nas minhas práticas docentes futuras.
    Forte abraço,
    Mácio

    ResponderExcluir