terça-feira, 13 de outubro de 2009

Olá!!!
Gostei muito desta disciplina, sempre estive em contato com diferentes formas de linguagem, a escola a qual estudei na zona rural , Vila Palmeiras(Central-BA), me ofereceu um contato bem próximo com a arte de modo geral... Participei do Coral da escola, fiz parte de algumas apresentações como comédias, trágedias , fábulas...Algumas coreografias e danças...Já fiu o saci-pererê(rsrsrs) como também a professora que sabia de tudo na Escola Tradicional(hoje sei que é tradicional)...Enfim, conheci a linguagem através da arte, seja ela recitada por André Marques ou cantada por inúmeros cantores regionais...
No entanto, assim como em muitos outros colgas, prevaleceu minha visão da linguagem= comunicação na qual a fala é a chave-mestra...As aulas me proporcionaram a oportunidade de desmistificar esta idéia, e ir mais além , conhecer a linguagem como prática social, o diálogo que se estabeleceu após à leitura do texto Concepções de Linguagem de Ana Paula B. V. da Silva, foi pertinente e a discussão trouxe questionamentos e esclarecimentos acerca do Que è linguagem?.
No entanto, eu continuo a fazer confusão quando o negócio é distinguir ícone, símbolo e signo, haja vista que eu só conhecia os signos do horoscópo.Mas tudo bem, no decorrer das aulas e com mais embasamento teórico conseguirei fazer melhor a distinção e até mesmo se necessário saber aplicá-los.
Fica aqui registrado um pouco do que sei e aprendi sobre Linguagem e expresso minha vontade de aprender mais e mais... Com aulas em diferentes linguagens e não apenas a falada...

Atenciosamente,

Andreises Silva.

Um comentário:

  1. Olá Andressa!!!

    Que bom que está gostando da disciplina. E, que bom que o blog está proporcioanando essa interação e, principalmente a resposta de que desde de os primeiros encontros houve trocas significativas.
    Parabéns pelo blog e pelo texto! Quanto a confusão entre os signos, que podem ser ícones, índices e simbolos é fácil de resolver.
    ícone - quando há semelhança entre o signo e a coisa por ele representada. Ex: a fotografia de um carro o representa;
    índice - quando o signo indica causa e efeito. Ex: nuvens carregadas indica que pode chover.
    símbolos - são arbitrários, uma vez que o signo não tem nenhuma relação de semelhança com a coisa por ele representada, pois decorre de uma convenção estabelecida por um determinado grupo social. Ex: a escrita, uma lampada que representa uma idéia.
    Saudações!!

    Mácio

    ResponderExcluir